A dominação mundial custa caro. No caso do Google, a empresa desembolsou mais 400 milhões de dólares para adquirir a americana Admeld, uma empresa de publicidade online com bastante know-how na maximização de resultados. E essa é só mais uma entre as diversas firmas que o Google abocanhou nos últimos meses — a PostRank foi comprada na semana passada.
“Quando eu me tornei CEO da Admeld há cerca de 13 meses, a companhia tinha dezenas de clientes. Muitos deles anunciaram pelo menos 100% de crescimento em suas receitas com redes de anúncios (ad networks)”, comentou Michael Barrett. É evidente que o Google tem total interesse em expandir também as próprias receitas com publicidade em mais de 100%, daí a compra.

Negócio avaliado em US$ 400 milhões

Parece que a Admeld possui importantes propriedades intelectuais que poderiam alavancar o quanto o Google ganha com seus negócios de publicidade na grande rede.
Curiosamente, pode-se dizer que a empresa é um filhote do MySpace. Seu CED trabalhava como responsável pelas receitas financeiras da rede social da News Corp. Devido à falta de bons resultados, ele saiu do MySpace. Fundou, tempos depois, a Admeld, que prosperou e agora se tornou uma empresa do Google.
Resta saber como os órgãos americanos vão se posicionar quanto a essa nova concentração de mercado. Afinal, o Google anunciou a aquisição da AdMob, importantíssima empresa de exibição de anúncios em dispositivos móveis, em novembro de 2011 por US$ 750 milhões.
Somando os preços pagos por AdMob e Admeld, o Google desembolsou mais de 1,2 bilhão de dólares em aquisições relacionadas à publicidade nos últimos dois anos.

Via Tecnoblog